Intelligent solutions for graphic


Workflows

O que é workflow?
Workflow é a tecnologia que engloba um conjunto de ferramentas que permitem a automação de um determinado fluxo de trabalho e a troca de informações interdepartamentais. A principal função de um sistema de fluxo de trabalho digital no contexto da indústria gráfica é a automação de um ou vários processos estruturados, a eliminação de tarefas improdutivas reduzindo os custos internos e a otimização de toda a cadeia produtiva.

Porque adotar um sistema de workflow?
Cada vez mais, o trabalho em equipe está se tornando essencial para as empresas que buscam qualidade e agilidade em seus processos produtivos. Porém, em muitos casos, o sucesso de uma equipe é prejudicado pela falta de comunicação e integração entre as pessoas das diferentes áreas envolvidas e entre os equipamentos que fazem parte da cadeia produtiva.
Até pouco tempo, a solução para a distribuição de informações baseava-se na circulação de papéis, memorandos, geralmente transportados de mesa em mesa por meio de um mensageiro. Toda comunicação entre as pessoas era feita por telefone, fax ou quadros de avisos. Inconvenientes como informações inconsistentes, má circulação das informações, reuniões improdutivas e excesso de papel eram frequentes.
Baseando-se nesse panorama e com a necessidade de produzir e entregar os trabalhos cada vez mais rapidamente, as gráficas de hoje precisam encontrar uma maneira de aumentar sua própria capacidade operacional para manter seus clientes sem perder receita. Nesse cenário surgiu a automação do fluxo de trabalho ou workflow. Muitos pensam em workflow setorizado, mas para que todo o processo produtivo seja beneficiado por essa nova sistemática de trabalho devemos pensar em um macro workflow, onde todos os processos produtivos serão envolvidos.

Porque implantar um workflow
A implantação de um sistema workflow apresenta diversas dificuldades que variam desde a adaptação cultural da empresa, ajuste à plataforma de hardware e software, análise de custo e benefício e, na maioria das vezes,um processo de reengenharia, ou seja, reestruturação do processo produtivo. Entretanto, a maioria dos cases de implantação de um sistema de fluxo de trabalho digital apresentaresultados bastante convincentes. Entre os principais benefícios de uma aplicação de workflow estão:

  • Elevação da produtividade
    Com a eliminação das tarefas improdutivas, agiliza-se o processo e aumentam-se os ganhos.
  • Padronização dos processos
    Isso permite que as pessoas possam visualizar os processos on-line e que as informações sejam organizadas.
  • Controle dos processos
    Fundamental para as empresas que buscam certificações ISO.
  • Rastreabilidade
    O status dos processos pode ser identificado a qualquer momento, permitindo a realização de auditorias a qualquer momento, permitindo a realização de auditorias.

Dalim Twist | Dalim Dialogue | Dalim Mistral & Printempo | Enterprise Solutions | Xinet


DALIM

GMG
LIM
XINET
SEINET

© Copyright 2014 Electronic Graphics Solutions & Services, todos os direitos reservados.